Doutoramento Médico Implantologista

Congratulamos o nosso medico-implantologista, Dr. João Paulo dos Santos Tondela…

DOUTORAMENTO EM IMPLANTOLOGIA

Congratulamos o nosso medico-implantologista, Dr. João Paulo dos Santos Tondela, que no decorrer do ano 2015, terminou as suas Provas de Doutoramento obtendo aprovação com Distinção e Louvor. Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, efetuou a sua tese na especialidade de Prótese Dentária,  precisamente na área da Implantologia dando o seu contributo para o desenvolvimento desta ciência…

DOUTORAMENTO EM IMPLANTOLOGIA

No passado dia 20 de abril de 2015, João Paulo dos Santos Tondela apresentou e defendeu, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, a Prova de Doutoramento em Ciências da Saúde, Ramo de Medicina Dentária, na especialidade de Prótese Dentária e Oclusão (Prótese Fixa) com a Tese  “Filmes Finos de Titânio-Zircónio Nanoestruturados para osteointegração, tendo obtido aprovação com Distinção e Louvor por unanimidade.

Reconhecendo no Titânio excelentes propriedades mas também algumas limitações, essencialmente biomecânicas, a solução tem passado pelo desenvolvimento de algumas ligas de Titânio. A mais recente liga de Titânio desenvolvida uma liga de Titânio e Zircónio (TiZr) apresenta um reforço das propriedades biomecânicas em relação ao Titânio e uma osteointegração similar ou melhor do que o “gold standard” dos implantes atuais. As suas propriedades e características específicas como a composição química, a topografia estruturada e a energia de superfície são apontadas como favorecedoras da osteointegração, proporcionando uma cicatrização óssea mais rápida e estável.

O estudo apresentado pretendeu desenvolver uma metodologia, controlada e reprodutível, que pudesse replicar as características do novo biomaterial e esclarecer in vitro de que forma participam nos processos de osteointegração. Para além disso, permitiu também pesquisar outras formulações em relação com estas propriedades e características que pudessem ser majorativas para as etapas de cicatrização óssea.