Perguntas e Respostas dos Visitantes


16 Comentários em “Coloque as Suas Questões”

  1. Tenho os dentes muito manchados, será que um branqueamento pode-me ajudar?

    Manuel Santos

  2. Convém saber que a coloração dentária pode ser afectada extrinsecamente (quando existem manchas sobre o dente) ou intrinsecamente (quando as alterações de cor estão no íntimo do dente). As manchas extrinsecas são adquiridas após a erupção do dente e resultam da deposição de pigmentos da própria dieta. Estas manchas normalmente são facilmente removidas com uma “limpeza”. As manchas intrinsecas podem ter várias causas (envelhecimento, antibióticos, flúor) e estas sim podem ser objecto de um verdadeiro branqueamento.

    Dr. André Alcaide

  3. Necessito de colocar um aparelho de correcção, e preferia colocar um aparelho com brackets (penso q é assim q se chamam as peças coladas aos dentes) cerâmicos pois os metálicos não me agradam estéticamente. Quais as vantagens ou desvantagens deste tipo de aparelhos?

    Ana Santos

  4. De facto Ana, as forças dos arcos são transmitido aos dentes através dos brackets. Os brackets cerâmicos são mais discretos, no entanto os metálicos são mais eficientes mecanicamente, podendo reduzir em vários meses o período de correcção. Por norma recomendamos o uso de brackets cerâmicos nos adultos quando a discrição é importante por exemplo por questões profissionais.

    Dr. Fernando Fernandes

  5. João Gonçalves diz:

    Estou interessado num branqueamento, que tipos de branqueamento efectuam na vossa clínica?

    João Gonçalves

  6. O branqueamento pode ser feito em casa, sendo para tal confeccionada uma moldeira individualizada que servirá para colocar o produto de branqueamento, tendo o tratamento uma duração que pode variar das 2 a 4 semanas, com uma aplicação diária do produto, que poderá variar de meia hora a 2 ou 3 horas.

    No branqueamento feito no consultório, usa-se um produto com uma concentração mais elevada, podendo-se recorrer ou não ao uso de LASER ou lâmpadas activadoras para obter resultados satisfatórios em menos de 1 hora.

    Antes de se decidir pelo branqueamento deverá consultar o seu Médico Dentista, porque cada caso é um caso, e existem situações que poderão necessitar de procedimentos complementares, ou então não são passíveis de ser resolvidas com branqueamentos simples.

    Dr. André Alcaide

  7. Adelaide Silva diz:

    Posso substituir um dente por um implante no mesmo dia?

    Adelaide Silva

  8. Sim… mas é preciso atender que existe um maior risco inerente a este procedimento, e que na zona estética (dentes da frente) será necessário fazer uma avaliação muito rigorosa para verificar se não existem lesões ou defeitos que possam prejudicar o resultado estético final. Por outro lado, normalmente, substitui-se apenas a parte radicular do dente nesse dia, ficando a colocação do dente (coroa) para uma consulta mais tarde quando a integração do implante já estiver mais adiantada, isto é, quando houver maior estabilidade do implante.

    Dr. João Paulo Tondela

  9. Cristina Raposo diz:

    Chamo-me Cristina, tenho uma filha com 13 anos, que tem os dentes mal-alinhados. Gostava de saber se está já na idade de colocar aparelho nos dentes?

    Cristina Raposo

  10. Determinados tipos de maloclusões, podem obrigar a uma intervenção precoce (ortodontia interceptiva), no entanto na maioria dos casos, aguarda-se pela erupção de todos os dentes definitivos (exceptuando os sisos), que por norma ocorre aos 12 anos para colocar o aparelho ortodontico fixo. Ter em conta que a idade dentária e cronológica nem sempre coincidem, podendo variar de individuo para individuo.

    Dr. Fernando Fernandes

  11. A minha filha tem 3 anos, como prepara-la para a sua primeira visita ao dentista?

    Isabel Cruz

  12. Pode experimentar “brincando” ao dentista ou contando alguma história sobre a ida ao dentista. Evite o uso de palavras como dor, pica ou broca fazendo os possiveis para não transmitir ansiedade. Marcar a consulta para uma hora apropriada de forma q ela esteja bem disposta e não sonolenta ou cansada.

    Drª Patrícia Carolo

  13. Os implantes podem rejeitar?

    Abel Mendes

  14. Não. Os implantes dentários são fabricados a partir de titânio, que após oxidação da superfície forma uma camada de óxido de titânio muito resistente a qual se comporta como um material bioinerte; por isso não é reconhecida pelo organismo como um corpo estranho e permite que o tecido ósseo cresça em intímo contacto. Para alem disso não desperta reacções de incompatibilidade características das rejeições de tecidos/órgãos. O que pode acontecer e é, normalmente, confundido com “rejeição” é uma falha na integração óssea do implante ou uma infecção em torno dos tecidos de suporte do implante – a mucosite ou peri-implantite. A falha de integração óssea está mais frequentemente associada a excesso de carga (força) durante o período de cicatrização óssea; a infecção dos tecidos de suporte do implante é mais frequente após a integração óssea do implante e de vários anos do mesmo em função, apesar de também poder ocorrer durante o período de cicatrização/integração óssea… normalmente esta situação está associada a higiene oral deficiente ou ineficaz.

    Dr. João Paulo Tondela

  15. Joana Rodrigues diz:

    O meu filho de 15 anos, tem os dentes bonitos em cima, mas muito tortos em baixo, gostaria de saber em quanto fica colocar um aparelho apenas nos dentes de baixo?

    Joana Rodrigues

  16. É impossivél, apenas com essa informação dar um orçamento. Primeiro precisamos de elaborar um plano de tratamento e só em função do plano podemos orçamentar o caso do seu filho.

    Os tratamentos unimaxilares, só se efectuam em tratamentos curtos e muito limitados, devem-se evitar por norma. A diferença de custos entre um aparelho unimaxilar ou bimaxilar são minimos. Para ter uma ideia, posso lhe dizer que todos os elementos dum aparelho bimaxilar (brackets e arcos) não ultrapassará os 100,00€. A duração do tratamento e o numero total de consultas são os factores mais determinantes.

    Dr. Fernando Fernandes

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *